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Laboratório de Sistemas Fluidomecânicos

 

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Túnel de Vento de Pequeno Porte para Aplicações Didáticas

Conteúdo

 Introdução

 Características  do  Túnel

 Resultados  do  projeto

 Componentes

 Aplicações do Túnel

 Informações sobre o Estagiario

 

Introdução

O Laboratório de Sistemas Fluido-Mecânicos (LSFM),  realizou em 1999 a fabricação de um pequeno túnel de vento para fins didáticos para   abordar problemas de escoamento em corpos submersos relaciondos com disciplinas da área Fluido-Térmica do DEM-PUCRS.

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Carcacteristicas do Túnel

Trata-se de um túnel com seção de teste de 180mmx180mm, o qual é acionado por um ventuilador centrifugo de 0,25 cv com velocidade na seção de teste de 12m/s.  O túnel foi projetado e contruido de agosto a outrubro de 1999 com auxilo do Aluno Alejandro Martines Muelas, (EUITA-UPM) na sua estadia como aluno bolsista do Programa Intercampus.

O tunel conta com um inversor de frequência perminto mudar a velocidade desde um valor mínimo até sua velocidade máxima.

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Resultados do Projeto

A figura mostra os componentes do túnel.

Detalhe do bocal convergente e seu análise de qualidade numa plicativo computaciona (CFD) é mostrado na figura abaixo na qual apresenta-se a distribuição de pressão no bocal.

Uma vista geral do projeto do túnel pode ser vista na figura abaixo

 

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Vista do Túnel

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Aplicações do Túnel

Com auxilio do Bolsista de Intercampus (agosto/outubro 2000) o aluno Manuel  Calle González o túnel foi intrumentado para realizar medições de distribuição de pressão em torno de um cilindro.  Foi desenvolvido um tubo de Pitot Estático e um Manômetro inclinado  (ver figura acima) o qual foi calibrado com tuboi de Pitot de referência.

Para medir a distribuição de pressão em torno do cilindro foi conectado uma tomada de pressão estática no cilindro, medindo-se também a pressão estática na seção de teste. A pesar da simplificada intrumentação utilizada os resultados preliminares obtidos são alentadores como mostrado na Figura dada em baixo.

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Resultados experimentais da distribuição (Cp) em torno de um cilindro (Re=30.270) obtidos no túnel de vento do LSFM são apresentado acima (curva em azul). A curva em vermelho mostra o resultdao obtido na bibliografia para o Re=27.700. Se acredita que as diferenças encontradas devem-se  a que não foram aplicados correções por efeito de bloqueio do cilindro na seção de teste.

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Informações do Estagiario

Manuel  Calle González - Escuela Universitária Politécnica de la Universidad de Málaga

Bolsista de Intercampus (agosto/outubro 2000)

e-mail: mcalleg@terra.es    dweyne@em.pucrs.br

Orientador: Prof. Jorge Villar Alé

e-mail: villar@ee.pucrs,br

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